VI. Currricula vitae dos candidatos efectivos ao C.N. e ao C.P.L.


1.     A lista dos candidatos efectivos ao futuro Conselho Nacional, por ordem de antiguidade, ficou assim constituída por reiteração feita no requerimento à Comissão Eleitoral recepcionado em 23.03.2012:

Candidatos efectivos:

1)      Miguel Faria de Bastos – candidato a Bastonário

2)      António Napoleão – Lobito

3)      Januário Domingos

4)      José Agostinho Castro

5)      Nuno Miranda Catanas

6)      Djamilla dos Santos Sequeira

7)      Bento Tati

8)      Florbela Malaquias

9)      Eva Cortez



2.     A lista dos candidatos efectivos ao futuro Conselho Provincial de Luanda, por ordem de antiguidade, ficou assim constituída por requerimento à Comissão Eleitoral recepcionado em 23.03.2012:

Candidatos efectivos:

1)      Manuel Moreira Pinheiro – candidato a Presidente do CPL

2)      António Manuel Cambundo

3)      David Rodrigues da Rocha

4)      Paulo Jorge Ferreira Henriques

5)      Evanine Pimenta da Silva Ramos

6)      Sérgio Godinho Silva

7)      Rui Alberto Rodrigues Guerreiro Passos

8)      Sebastião Quitumba Vinte e Cinco

9)      Marisa Mendes Heitor da Costa



Segue abaixo o c.v. de cada um destes candidatos

I – Candidatos efectivos do C.N.:
 

1) Miguel Faria de Bastos – candidato a Bastonário















Curriculum vitae    de    Miguel Faria de Bastos


Vertente profissional e circum-profissional



I - DADOS PESSOAIS:

  1. Nome profissional: Miguel FARIA DE BASTOS
  2. Naturalidade: Vizela - Portugal
  3. Data de nascimento: 24.01.1942
  4. Estado civil: casado
  5. Nacionalidade: portuguesa/angolana (requerida em 1992 – Pº extraviado; requerida de novo em 12.09.2006 – incidentes: Pº disciplinar contra o instrutor; Pº de inquérito contra a Conservatória, Pº de reforma de autos – pendente actualmente de envio pelo Ministério da Justiça ao Conselho de Ministros) (obs.: nacionalidade originária de 4 gerações pós-independência de ascendente por afinidade, de cônjuge e de descendentes: angolana).   
  6. Cartão de residente, vitalício: nº. R004243/00404008, emitido pela DEFA 18.01.1999
  7. Escritórios de advocacia: 
    • Em Angola (escritório principal):
FBL – Faria de Bastos & Lopes - Advogados
Edifício Anteros
Rua dos Enganos, 1 – 8º. andar, Quinaxixe, Luanda.
Tel:   222 397 073
Fax: 222 393 273
    • Em Portugal (escritório geminado, vocacionado para clientela de Angola):
Faria de Bastos & Associados - Advogados
Edifício América
Rua Soeiro Pereira Gomes, 7- 9º andar -1600 - 196 Lisboa
Tel:   21 793 39 18
Fax:  21 793 39 24
    • Outros: Correspondentes em Macau e Cabo Verde.
    8. Cédulas profissionais de Advogado:
    • Em Angola: membro da Ordem dos Advogados de Angola (nº. 174).
    • Em Portugal: membro da Ordem dos Advogados de Portugal (nº. 4916).


II. HABILITAÇÕES:


1. Direito:
    • Licenciatura em Direito pela Universidade de Coimbra (Curso de 1959-1964).
    • Estágio de Advocacia em Coimbra (1965-1966).
    • Curso de Direito Militar (Criminal, Disciplinar, etc.) na Escola de Administração Militar de Lisboa (1966), no âmbito de serviço militar obrigatório.
    • Frequência de plúrimos Cursos e Seminários pluridisciplinares (1986-2001) organizados por Ordens de Advogados, Faculdades de Direito e organizações jurídicas, designadamente sobre Direito Comercial (internacional e interno) e Direito Comunitário. 
2.  Línguas:
    • De nível de locução académico: Português e Esperanto.
    • De nível de locução fluente (competência activa e passiva, escrita e oral): Inglês e Francês.
    • De nível de locução limitado ou muito limitado: Latim, Espanhol, Galego, Catalão, Aragonês, Asturo-leonês, Alemão, Italiano e Russo.
    • De conhecimento rudimentar ou elementaríssimo: plúrimos idiomas europeus e não-europeus (por mini-cursos, aulas avulsas, leitura de publicações de léxico-gramatologia e linguística comparada, etc).

III. ACTIVIDADE:

1.    Advocacia de patrocínio judiciário:
    • Em Angola: advocacia pluridisciplinar na Comarca de Luanda e outras (1966-1986/1992-2012);
    • Em Portugal: advocacia pluridisciplinar na Comarca de Lisboa e outras (1986-2012);
    • Noutros Países dos PALP e UE: patrocínio de processos judiciais e arbitrais noutras jurisdições, inclusive perante tribunais internacionais (1979-2012).

2.    Advocacia de auditoria não judiciária: 
    • Comissão de serviço militar obrigatório, como jurista, no Estado-Maior da Força Aérea em Angola (1966-1968).
    • Autoria de pareceres e relatórios sobre Direito português e Direito angolano (1968-2012).
3. Clientela (diacrónica -  tipificada):
    • Serviços públicos (plúrimos): estaduais, autárquicos e de institutos públicos (mormente em Angola);
    • Seguradoras (plúrimas): portuguesas, sediadas em Angola;
    • Cooperativas de seguro marítimo (P&Y Clubs) e multinacionais: de armadores da Grécia, Reino Unido, Itália, Japão, Espanha, Coreia, Chipre, Noruega e Portugal;
    • Embaixadas: de países da União Europeia, Europa Central, Extremo Oriente, América Central e América do Sul;
    • Bancos: de Portugal, França, Reino Unido, Suécia, Dinamarca e África do Sul;
    • Petrolíferas e para-petroleiras multinacionais: de EUA, Reino Unido, Canadá, França e Brasil.

4. Judicatura:
    • Exercício de funções como Juiz de Direito no Tribunal Judicial de Luanda (2ª. e 1ª. Vara Cíveis) por requisição do Ministro da Justiça (1976-1979), em acumulação com a advocacia;
    • Convite (declinado) para exercício de funções de Juiz-Conselheiro no Tribunal Supremo (então ainda designado Tribunal da Relação) (1979).

5. Redacção legislativa:
    • Co-redactor de anteprojecto da Organização Judiciária de Angola (1975); 
    • Co-redactor de anteprojecto da Lei de Terras de Angola (1975); 
    • Redactor de anteprojecto da Reforma Administrativa da Província de Luanda (1976).

  1. Actividade para-empresarial:
    • Presidente de Conselhos de Administração, Assembleias Gerais e Conselhos Fiscais em empresas (de grupos plurinacionais) sedeadas ou estabelecidas em Angola (1975-1986).

  1. Prolação de palestras com colóquios (em Português, Esperanto, Castelhano, Inglês e Francês):
    • Temas eleitos: Direito positivo (português e angolano), Direitos Humanos, Direito Linguístico comparado.
    • Países anfitriões: Angola, Portugal, Espanha, Cuba, Austrália, França, Cabo Verde e China (Vietname em Agosto de 2012 sobre o tema “O Advogado e a Ordem dos Advogados perante a actual Constituição da República de Angola”).



Vertente  extra-profissional

Actividades:

1) Presidente da Direcção da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (1975/1978).

 Obs.: A A.A.E.C,A. funcionou neste período como casa cultural da lusofonia em Angola, aberta a todos os cidadãos interessados no estreitamento dos laços culturais e linguísticos intra-comunitários da lusofonia, e teve como sócios efectivos, entre outras personalidades  da cena cultural e política de Angola, Agostinho Neto, Antero Abreu, Lúcio Lara, França N’dalo, Diógenes Boavida e Carlos Mac Mahon Vitória Pereira.

2) Juiz de Direito em exercício na 2ª Vara Cível e 1ª Vara Cível de Luanda (1976 - 1979).

3) Co-fundador e coordenador do Movimento pró Escola Portuguesa em Angola (1984-1986).

4) Autor do projecto de estatutos da CPEA - Cooperativa Portuguesa de Ensino em Angola e moderador da sua discussão em plenários.

5) Sócio nº1 da CPEA.

6) Presidente (1º) da Direcção da CPEA - Cooperativa Portuguesa de Ensino em Angola (1986-1988), conhecida como Escola Portuguesa.

7) Presidente da Câmara de Comércio da Argentina em Portugal (1992-1994).

8) Candidato a Bastonário da Ordem dos Advogados de Portugal, por impulso dum grupo Lisboa-Coimbra e dum grupo de Advogados angolanos e portugueses de Angola  com escritório em Portugal (1998).

9) Vice-presidente da União Europeia Esperantófona – Bruxelas – constituída por representantes de todos os Países da União Europeia (1990-1996).

10) Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Esperanto -  Instituição de Utilidade Pública (1990-2004).

11) Coordenador português do “Grupo de Trabalhos sobre o problema linguístico da União Europeia” (Oostende 1995 – 2001). 

12) Presidente da Assembleia Geral da Sociedade da Língua Portuguesa - Instituição de Utilidade Pública agraciada com a “Ordem do Infante” (2002-2005).

13) Consultor permanente de língua portuguesa no sítio da Internet www.ciberduvidas.sapo.pt, patrocinado pela Sociedade da Língua Portuguesa -- Instituição de utilidade pública galardoada com a Ordem do Infante -- e pela  Universidade Lusófona, sítio consultado diariamente por cidadãos dos países lusófonos, principalmente, Portugal e Brasil (2001-2012).

14) Presidente do Conselho Científico da Sociedade da Língua Portuguesa (2005-2012).

15) Interlocutor da Sociedade da Língua Portuguesa junto da  União de Escritores Angolanos para implementação do Protocolo bilateral assinado para realização em Luanda, em 2007,  de um Congresso de Lusofonia da Língua, com participação prevista de associações literárias e linguísticas de todos os PLOP (2006 – projecto suspenso).

16) Presidente da Assembleia Geral da CPEA - Cooperativa Portuguesa de Ensino em Angola  (2006).

17) Presidente da Assembleia Geral da Associação “Andanatura”, única associação ambientalista angolana de âmbito nacional (2006).

18) Sócio/activista da Amnistia Internacional (Londres/Lisboa) e de outras associações internacionais de Direitos Humanos e de Direitos Étnicos (1975-2012), com as quais tem estado em contacto frequente e para as quais fez   relatórios.

19) Sócio e activista da Associação Jurídica Internacional Esperantófona (presidida actualmente pela catedrática Profª. Doutora Rafaela Urueña, de Valladolid e, anteriormente pelo ex-Ministro da Justiça e ex-vice-1º Ministro da Austrália Kep Enderby), no seio da qual tem proferido palestras, uma das últimas em Pequim sobre o estado e os problemas da Justiça em Angola (1992-2006) e a próxima em Hanói sobre o papel do Advogado e da Ordem dos Advogados em Angola perante a actual Constituição da República (Agosto de 2012).

20) Autor de palestras, comunicações e cursos sobre Direito positivo (angolano e português), Direito comparado, Direito constituendo, Direito linguístico, Direitos Humanos, Sociolinguística, Política linguística, Interlinguística, Planeamento Línguístico, Língua Esperanto, Literatura e outros temas, em diversos continentes (Angola, Portugal, Espanha, França, Brasil, Cuba, China, Austrália, etc.) em diversos locais (Centros de Congressos, Ordens de Advogados, Universidades, etc.) (1974-2011).

21) Actividades artísticas, desportivas e lúdicas:
-   Lições individuais de piano e canto ministradas dos 5 aos 17 anos por professora diplomada com os Cursos superiores de Piano e Composição pela Conservatória de Música do Porto.
-   Participação em teatro infantil, adolescente e universitário (dos 6 aos 19 anos).
-   Colaboração em teatro de fantoches como operador, encenador, argumentista e obreiro dos fantoches.
-   Participação no "Orféon Académico de Coimbra" (dos 17 aos 21 anos), inclusive como solista do naipe dos barítonos (v.g., no "Philarmonic Hall for the Performing Arts", do Lincoln Center, Nova Iorque, em 1964).
-   Actuação como cantor no âmbito de grupos de fado de Coimbra (v.g., grupo “Porta férrea”, com Engº Carlos Couceiro como 1º guitarra)
-   Promoção de convívios, na própria residência, de música e canções de Angola, Cabo Verde, Portugal e Brasil (declamação, às vezes) com gastronomia lusófona, com regularidade quase mensal, com artistas angolanos (Nito Mendes Ribeiro, André Mingas, Espirito Santo, etc.), cabo-verdianos (Pedro e Maiuca) e portugueses (Adriano, Fausto, etc.) e participação noutros convívios de círculos culturais e recreativos (1975 – 1990).
-   Prática de natação, esqui aquático, esqui na neve, patinagem, hóquei em patins, remo, pilotagem de aviões monomotores (PPA1), boxe, artes marciais (judo e kung-fu), prancha à vela, parapente com esqui, plúrimos desportos de bola, musculação com máquinas ginasiais, etc. (ao longo de mais de 50 anos).   



Luanda, 29.02.2012





2)   António Napoleão – Lobito






Curriculum vitae    de   António Napoleão


I – DADOS PESSOAIS:


NOME: António Napoleão

ESTADO CIVIL: casado

DATA DE NASCIMENTO: 18 de Agosto de 1946

FILIAÇÃO: Maria Vitória

NATURALIDADE: Benguela – Angola

NACIONALIDADE: angolana

RESIDÊNCIA: Bairro do Cassoco – Benguela

ESCRITÓRIO: telefone fixo: 272 237 073 - Benguela

                      telemóvel: 927 470 522

                      cor.el.: antonionapoleao@live.com.pt



II – HABILITAÇÕES ACADÉMICAS:


1954 – 1957 – Ensino Primário na Missão Católica de Benguela.

1957 – 1964 – Ensino Secundário no Seminário Menor do Quipeio (Huambo).

1964 – 1967 – Curso de Filosofia no Seminário Maior de Cristo-Rei (Huambo).

1967 – 1970 – Serviço Militar Obrigatório (alferes miliciano).

1971 – 1976 – Licenciatura em Direito na Universidade Clássica de Lisboa, com coincidente serviço militar complementar, em Portugal, em regime de voluntariado, com o posto de tenente.

                   -- Curso sobre Direito de Asilo.

Línguas: Francês, Inglês e conhecimentos de Alemão.


III – EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:


1977 – 1981Magistrado em Angola: Procurador junto dos 2º e 4º Juízos Criminais dos Tribunais das Comarcas do Lobito e de Luanda e, em seguida, Juiz de Direito do 3º Juízo Criminal e do Tribunal do Trabalho, ambos da Comarca de Luanda. Exerceu mormente na área criminal, laboral e de jurisdição de menores.

1981 – 1994Advocacia em Luanda.

Fez patrocínio judiciário com realce na área criminal.

Foi consultor jurídico do Ministério da Saúde, da Cruz Vermelha de Angola, de plúrimas empresas angolanas, como a Cometa, e de estrangeiras, como a brasileira Odebrecht.

Como consultor jurídico do Ministério Angolano da Saúde, entre o mais, analisava e dava pareceres ao Ministro sobre o expediente do Conselho de Ministros, bem como sobre os processos disciplinares.

Jan1995/Jun1996 - Estágio na Ordem dos Advogados Portugueses, em Lisboa, no escritório Azeredo Perdigão & Pereira de Almeida --  Advogados

1996-2004 - Advocacia  em Lisboa, no escritório Azeredo Perdigão & Pereira de Almeida --  Advogados 

2003-2004 – Curso de pós-graduação em Direito das Sociedades Comerciais, em Lisboa.

2004 – Início de funções como Notário no Lobito.

2004 – 2009 – Professor das Faculdades de Direito das Universidades Lusíada (Pólo de Benguela), no Lobito, e Jean Piaget, em Benguela.

2004 –2012 – Notário em Benguela.

                    - Advogado em Benguela.



IV – ACTIVIDADE CÍVICA E FILANTRÓPICA:


1990 Fundador e Presidente da INFAJUDEME - Associação de Pais e Amigos da Infância e da Juventude Deficiente Mental, filiada na ILSMH -  Liga Internacional de Deficientes Mentais, com sede em Bruxelas, na  U.I.O.F. – União Internacional dos Organismos Familiares, com sede em Paris, e na FPDM - Federação Panafricana de Deficientes Mentais, com sede em Casablanca.

Por influência da INFAJUDEME, de que era Presidente, o Chefe de Estado Angolano mandou recuperar a Escola José Martí, em Luanda, antes completamente degradada, na qual as crianças deficientes mentais vinham ocupavam três salinhas, paupérrimas.

No mesmo período, promoveu a reabilitação duma segunda Escola, então chamada Escola do Mikate ou Escola Jinguba, contígua ao Campo de S. Paulo, complexo de três pavilhões, um dos quais, de 16 salas, ocupado por alunos deficientes mentais, agora denominado Complexo de Ensino Especial.

       Fez presente a Associação nos seguintes eventos  internacionais:

1991 –  Conferência Mundial sobre os Direitos Sociais das Famílias (Nicósia – Chipre). Participou.

1992 – Congresso Mundial de Deficientes (Nairobi – Quénia). Participou.

1994 -   Congresso Mundial de Deficientes Mentais (Nova Delhi). Fez-se representar.

1991 – Fundador e Presidente da JUVANGOLA – Associação Cívica da Juventude Angolana. Nesta qualidade, requereu ao Estado Angolano a escola, então degradada, e agora, e por sua iniciativa, frequentada pelas crianças deficientes mentais de Luanda e também pelas crianças surdas e mudas.

     1997 – Secretário-Geral da CNAF -- Confederação Nacional das Associações de Família de Portugal.

             -- Fundador e Presidente da ADDIFA -- Associação de Defesa dos Direitos das Famílias Angolanas.




3) Januário Domingos


Curriculum vitae    de   Januário Domingos



I IDENTIFICAÇÃO

1-NOME: JANUARIO DOMINGOS

2- ESTADO CIVIL: casado

3-DATA DE NASCIMENTO: 16 de Fevereiro de 1947             

4-NACIONALIDADE: angolana

5- RESIDÊNCIA: Condomínio Ginga Cristina, Jasmim Q, nº 31, Estrada Camama/Viana Município de Viana, Província de LUANDA.

6 CONTACTO: Telemóvel: (00 244) 929 67 10 88  E-mail: janu1108@hotmail.com 


II HABILITAÇÕES ACADÉMICAS e PROFISSIONAIS

1- Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, em 1977;

2- Pós-Graduação em Gestão Hospitalar (com Programa de Mestrado, durante 2 anos: de 1983 a 1985), na Escola Nacional de Saúde Pública, em Lisboa.;

3- Curso de Formação de Formadores (600 horas) financiado pela União Europeia.


III EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

A – Advocacia:

- Inscrição como Advogado, na Ordem dos Advogados de Angola, em 2011, com a cédula profissional nº 921, no Conselho Provincial de Luanda. 
- Inscrição como Advogado, na Ordem dos Advogados (Portugal), em 1980, com a cédula profissional nº 4 800, no Conselho Distrital de Lisboa, após o respectivo estágio de advocacia (1980 – 1978).

B – Consultor Jurídico Sénior do Provedor de Justiça de Angola desde 2008.

C – Administrador Hospitalar durante 23 anos em Portugal (2008 - 1985)

D – Experiência no âmbito do direito do trabalho, do direito civil e do direito administrativo

- Elaboração de contratos de trabalho de acordo com o Código do Trabalho Português (equivalente à Lei Geral do Trabalho angolano);
- Elaboração de contratos de prestação de serviços no âmbito do direito civil, e de variada legislação específica, designadamente, da construção civil;
- Elaboração de contratos internacionais entre Empresas Públicas e grandes empresas da União Europeia;
- Elaboração de contratos com pequenas, médias e grandes empresas;
- Instrução de procedimentos disciplinares.
- Feitura de estatutos de constituição de empresas privadas;
- Elaboração de contratos de prestação de serviços e de avença;
- Elaboração de pareceres no âmbito do Direito Administrativo, do Direito Disciplinar e do Direito do Trabalho.

E – Experiência na vertente da formação no âmbito do direito da função pública

a)Reestruturação do Departamento de Educação Permanente e sua Transformação no actual Centro de Formação conferindo-lhe uma filosofia multiprofissional e multidisciplinar que não possuía, passando a abarcar a formação  profissional de todas as carreiras do quadro do HEM (Hospital Central de Egas Moniz), em Lisboa, Portugal, incluindo a formação extra curricular da carreira médica;

b)- Elaboração do primeiro Regulamento do Centro de Formação do H EM aprovado pelo Conselho de Administração.

c)– Organização e prelecção de vários cursos sobre Organização do Processo Disciplinar para cerca de 60 funcionários com o seguinte perfil:
 - Chefias administrativas e de enfermagem;
 - Funcionários com 9º ano liceal ou equivalente como habilitação mínima;

d)Organização e Prelecção de 6 cursos sobre “Classificação de Serviço da Carreira de Enfermagem” , dois dos quais destinados aos cargos dirigentes (Enfermeiros-Directores e Enfermeiros Supervisores) e de chefia (Enfermeiros Chefes e Enfermeiros-Especialistas) da carreira de enfermagem;

e) – Leccionamento do Curso de Reciclagem para Oficiais Administrativos que se destinou a preparar os funcionários do Hospital para o concurso de progressãona carreira  ;

f)Curso de Formação de Secretárias de Unidade, ministrado em Junho de 1993, tendo leccionado matérias sobre:
  - Lei Orgânica  do Ministério da Saúde;
  - Lei de Gestão Hospitalar;
  - Regime Jurídico da Função Pública que abrange diversos diplomas legais, tais como, Regulamentos diversos de concursos, quer de ingresso, quer de acesso na Administração Pública, atinentes às carreiras: de Técnicos Superiores, de Chefias administrativas (Chefes de Repartição, Chefes de Serviços Administrativos e Chefes de Secção), de Oficiais Administrativos, de Técnicos Superiores de Saúde e de Técnicos de Saúde.  

F – Colaboração com os serviços centrais do Ministério da Saúde:

Durante 20 meses (Abril de 1986 a Dezembro de 1987) prestou colaboração com o Departamento de Recursos Humanos da Saúde na Direcção de Serviço de Exercício Profissional onde eram dirimidas as questões mais controvertidas de âmbito nacional, na vertente da prestação legal do exercício profissional em Portugal na área da saúde.

GConsultor da União Europeia, na qualidade de Administrador Hospitalar, integrado numa Missão, da qual fazia igualmente parte um médico de saúde pública da Bélgica e um médico especialista de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva de Espanha, encarregada de avaliar o Hospital Neves Bendinha em Luanda/Angola, (na altura, único Centro de Angola especializado em Queimados entre 1990 e 1995).


IV – LOUVORES

– Louvado em Janeiro de 1984 relativamente às funções exercidas no 3º Tribunal Militar Territorial de Lisboa desde Setembro de 1976 a Setembro de 1983, conforme Ordem de Serviço n.º 1 de 10 de Janeiro de 1984 do referido Tribunal;

– Louvado pelo Conselho de Administração do Hospital de Egas Moniz em 15/07/93 tendo-se salientado o empenho e a «excelente capacidade profissional» na resolução dos problemas complexos e delicados levantados pelo Tribunal de Contas no tocante  ao processo de concurso de obras de remodelação e ampliação da Unidade de Doenças Infecciosas.




4) José Agostinho Castro






Curriculum vitae    de   José Pedro Agostinho Castro


I - DADOS PESSOAIS:

1. Nome: José Pedro Agostinho Castro
2. Naturalidade: Cacuso - Malange
3. Data de nascimento: 04.07.1942
4. Estado civil: casado

II – HABILITAÇÕES ACADÉMICAS:

1. Bacharelato em Economia e Finanças (auditoria de contabilidade)
2. Licenciatura em Direito em 1980/90 na Faculdade de Direito da UAN - Luanda.
3.  Estágios e participação em conferências internacionais sobre Gestão Global (Prof. Adriano Freire) – 1996/97.
4. Curso de Mestrado (MBA) em Administração e Negócios da Escola de Pós-Graduação da Universidade Politécnica de Madrid, comparticipada pelo Instituto Europeu de Formadores de Gestores de Empresas, no âmbito da política de actuação da OCDE (Organização da Cooperação e Desenvolvimento Económico), instituição europeia de topo, conceituada a nível planetário na área de estudos e investigação das Ciências de Desenvolvimento Económico e Social -- 1998-2001.
5. Diploma em Geo-estratégia (política, economia e diplomacia) do Centro Internacional para Estudos Avançados de Segurança e Defesa Nacional – Galillee College/Universidade de Telavive.
6. Diploma do Curso de Gestão Avançada – ministrado em co-parceria pela Católica Lisbon University (Business & Economics), com início em Lisboa, e pelo Kellogg School of Management-Northern University, em Chicago, para finalização.


III – ADVOCACIA:
1. Exercício profissional em escritório próprio desde a sua inscrição na OAA  em 24.04.1997 (cédula prof. nº 166).
2.  Actividade especialmente dedicada à consultoria internacional de negócios (Business Internacional Consultancy), nas vertentes do Direito Económico e Financeiro, das Finanças e do Comércio Internacional.


IV – ACTIVIDADE EMPRESARIAL:

1.  Gestor de empresas de topo do sector público, durante cerca de 20 anos (carteira de negócios geridos neste período: cerca de 15 mil milhões de U.S. Dólares).
2.  Director- Geral da EMATEC-UEE (EP).
3. Presidente/Director-Geral do Conselho de Administração da SIMPORTEX, EP.





5) Nuno Miranda Catanas






Curriculum  vitae      de      Nuno Catanas


I – Dados pessoais:

o   Nome: Nuno Miranda Catanas
o   Data de Nascimento: 06.11.1972
o   Local de nascimento: Luanda
o   Nacionalidade: angolana
o   B.I.: 226366/LAD39, de 04.08.2006
o   Filiação: Carlos Monteiro Catanas e Ana Maria Sousa Catanas
o   Email: nuno.catanas@mcjurist.com


II – Habilitações:

o   Licenciatura em Direito em 30.07.1999, na Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal, na vertente de sociedades e contratos comerciais.
o   Estágio de advocacia



III – Vida profissional:

o   Advocacia na Região Administrativa Especial de Macau, com actividade intensa em transacções financeiras e imobiliários (entre 2000 e 2004).
o   Estabelecimento de um escritório de ligação em Houston, Texas, Estados Unidos da América, vocacionado para aconselhamento jurídico e fiscal a investimentos na República de Angola, em particular na área do petróleo e gás (entre 2004 e 2007).
o   Céd. prof. nº 621 na O.A.A., de  30.05.2008.
o   Docência em Luanda na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada.
o   Advocacia a título permanente na cidade de Luanda, mormente no aconselhamento jurídico de projectos de investimento privado em plúrimas áreas, inclusive Direito das sociedades, Direito financeiro e Direito Imobiliário (2007 a 2012)


IV – Línguas:

Domínio fluente da língua portuguesa e inglesa.






6)Djamilla Sequeira






                       Curriculum   vitae       de       Djamila Sequeira


I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


  • Nome: Djamilla Gomes dos Santos Sequeira
  • Data de Nascimento: 24/02/77
  • Nacionalidade: Angolana
  • Estado Civil: Casada
  • Número do Bilhete de Identidade: 000155228LA019
  • Número da Cédula de Advogada: 502
  • Número da Carta de Condução: LD-257893
  • Morada: Rua Hélder Neto, n.º12, 7.ª, n.º72 Bairro Alvalade
  • Telemóvel: 923406833
  • E-mail: djamilla77@gmail.com

II - HABILITAÇÕES ACADÉMICAS e LITERÁRIAS

  • Licenciada em Direito, pela Universidade Moderna de Lisboa – 1997/2002.
  • Formação para Advogada Profissional – 2003/2005
  • M.B.A em gestão empresarial, pela Faculdade tecnológica empresarial do Brasil – 2004.

III - VIDA PROFISSIONAL

  • Advogada estagiária no escritório de advogados do Bastonário Dr. Manuel Gonçalves – 2003/2005;
  • Jurista da Área Jurídica durante 2 anos e meio na Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA), 2003/2005.
  • Serviços jurídicos em regime de avença para a empresa L.L. MINING CORPORATION B.V – 2004/2006;
  • Serviços jurídicos em regime de avença para a empresa diamantífera Yahalom, Lda -2004/2006;
  • Advogada profissional no escritório de advogados do Bastonário Dr. Manuel Gonçalves – 2005/2006.
  • Advogada da empresa Edifer-Angola, S.A. – 2008
  • Advogada em escritório próprio – 2008 - 2012.

IV - FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

  • Formação pela ANIP (Agência Nacional de Investimento Privado) – Lei do Investimento Privado e Lei dos Incentivos Fiscais e Aduaneiros.
  • Participou, ao longo da licenciatura, em seminários, nomeadamente sobre:
  • Direito do consumidor (assistido pelo presidente da D.E.C.O);
  • Legalização do Aborto;
  • Responsabilidade civil automóvel.
  • Conhecimentos informáticos firmados na óptica do utilizador, nomeadamente quanto às aplicações de Windows, como Microsoft Excel, Microsoft Word, Microsoft Power Point; Adobe Reader, Internet Explorer.
  • Domínio corrente da língua inglesa.

V - INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  • Distinguida pelo Conselho de Administração da Endiama, como trabalhadora revelação de 2003.
  • Membro da associação académica da Universidade ao longo da licenciatura.
  • Frequência em Lisboa de um Curso de cinema e televisão.
  • Hobbies: desporto, cinema,  teatro e leitura.


    7)  Bento Tati:





    Curriculum  vitae      de      Bento Tati



    I – DADOS  PESSOAIS

    Nome:                            José Bento Paixão Tati
    Domicílio:                        Rua Nicolau Gomes Spencer, Prédio n.º203, 7º andar, Apto B, Bairro Maculusso, Município da Ingombota
    Telemóvel:                      924747936/912 801054
    Nacionalidade:                 angolana
    E-mail:                            bentotati@yahoo.es
    Profissão:                        Jurista/Advogado com cédula profissional nº550
    Estado Civil:                    casado
    B.I. nº:                           000669991LA038
    Data de nascimento:        13/09/1975


    II - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    Período: 2001 - 2002
    • Domicilio profissional alternativo: Guiché Único da Empresa - Largo António Correia de Freitas – Av. 4 de Fevereiro
    • Função: Chefe de Secção Jurídica


    III– FORMAÇÃO ACADÉMICA  E PROFISSIONAL

    Período: 1997 - 2003
    • Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Havana - Cuba “Alma Mater”
    • Estágio de Advocacia na Firma FBL – Faria de Bastos & Lopes - Advogados Associados Patrono de estágio: Dr. Fernando Faria de Bastos


    IV - APTIDÕES COLATERAIS

    Primeira Língua:              PORTUGUÊS
    Segunda Língua:              ESPANHOL
    Outras Línguas:                INGLÊS e FRANCÊS
    Compreensão escrita:       fluência relativa




    8) Florbela Malaquias
    Curriculum  vitae      de      Florbela Malaquias



    I - DADOS PESSOAIS:

    1.   Nome: Florbela Catarina Malaquias
    2.   Naturalidade:  Moxico – Angola
    3.   Data de  Nascimento: 26 de Janeiro de 1959
    4.   Filiação:  Mimoso Nelson Malaquias e  Amélia Ussova João Malaquias.
    5.   Estado Civil: União de facto
    6.   Bilhete de Identidade: n º 000048905MO0024
    7.   Nacionalidade: angolana
    8.   Escritorio de Advocacia: Ana Paula Godinho & Associados, rua Marechal Brós Tito, número 90, r/c .Esq.
    9.   Cédula Profissional de Advogada: Membro da Ordem de Advogados de Angola nº 642.
    10.               Residência: Luanda
    Telefone: 931 696 447



    II - HABILITAÇÕES LITERÁRIAS:

    1.   Licenciatura em Direito pela Universidade Agostinho Neto (Curso de 2002 – 2006)
    2.   Estágio de Advocacia em Angola  em 2007
    3.   Curso Médio de Jornalismo pelo Instituto Médio de Jornalismo de Luanda (IMEL) 1998-2000
    4.   Seminários organizados pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, Ordem de Advogados de Angola, ONGs, Instituições Públicas, etc.


    III - HABILITAÇÕES PROFISSIONAIS:

    1.   Advogada 2008 - 2011
    2.   Radialista 1979 - 2011
    3.   Jornalista 1979 - 2011
    4.   Professora do ensino médio 1980 – 1982



    IV - ACTIVIDADE ASSOCIATIVA:

    1.   Membro da Ordem dos Advogados de Angola
    2.   Membro da Associação das Mulheres de Carreiras Jurídicas
    3.   Membro do Board of Directors da SABA
    4.   Membro do  Sindicato dos jornalistas de Angola



    V - ACTIVIDADE ACTUAL PARA-EMPRESARIAL:

    1.   Administradora Executiva para a Área de Programas e Cooperação Internacional da Radiodifusão Nacional de Angola-E.P. (desde 2010)


    VI – LÍNGUAS:

    1.   Português: fluente
    2.    Francês: regular
    3.    Umbundo e Inglês:  domínio limitado







    9) Eva Cortez







    Curriculum  vitae      de      Eva Cortez



    I.    INFORMAÇÃO PESSOAL:

    Nome:                            Eva Manuela Cortez João Araújo
    Morada:                          Rua Cerveira Pereira, n.º 5, 5º andar, Apto 37, Bairro Coqueiros
    Telemóvel:                      923 537295/912 512553
    Nacionalidade:                angolana
    E-mail:                           massoxi.cortez@hotmail.com/emcortez@bni.ao
    Profissão:                       Jurista/Advogada com cédula profissional nº684
    Estado Civil:                    casada
    B.I nº:                            000669991LA038
    Data de nascimento:        12/03/1979


     II.    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

    Período: 2001 – 2002

    • Entidade:              INEJ – Instituto Nacional de Estudos Judiciários
    • Sector:                 Centro de Estudos Jurídicos
    • Função:                 Técnica superior de 1º
    • Principal actividade:         Assistente no Departamento de Direitos Humanos

    Período: 2003 – 2009

    • Entidade:              BAI – Banco Africano de Investimentos, S.A
    • Função:                 Jurista/Advogada – Coordenadora do Gabinete Jurídico

    Período: 2010 – 2012

    • Entidade:              BNI – Banco de Negócios Internacional, SA
    • Função:                 Jurista/Advogada – Directora do Gabinete Jurídico


    III.    FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL:

    Período: 1997 - 2003

    • Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto na vertente jurídico-económica
    Outros cursos:

    • Curso  de Informática na óptica do utilizador /Microsoft Windows, Word, Excel e Powerpoint
    • Curso de Secretariado
    • Curso sobre treinamento e formação em comércio exterior e serviços ao estrangeiro
    • Executive MBA “Desenvolvimento de Competências Directivas”
    • Curso de Pós-Graduação em Direito Bancário na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto em colaboração com a Faculdade de Direito de Lisboa (Janeiro a Junho de 2007)
    • Curso de Pós-Graduação em Direito de Trabalho e da Segurança Social na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto em colaboração com a Faculdade de Direito de Lisboa (Junho a Novembro de 2008)
    • Frequência de Curso de Pós-Graduação em Direito das Sociedades Comerciais na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (Agosto 2011 a Março de 2012)


    IV.    APTIDÕES E COMPETÊNCIAS PESSOAIS:

    Primeira Língua:              PORTUGUÊS
    Outras Línguas:               INGLÊS
    Locução escrita:               FLUÊNCIA RELATIVA







    II – Candidatos efectivos ao C.P.L.:

    1)   Manuel Moreira Pinheiro – candidato a presidente do CPL:






    Curriculum  vitae      de      Manuel Moreira Pinheiro


    I – Dados pessoais:

    Nome: Manuel Moreira Pinheiro
    Filiação: Joaquim Moreira Pinheiro e Victória Pedro
    Data de nascimento: 30 de Dezembro de 1967
    Estado civil: solteiro
    Local de nascimento: Quibala- Kuanza-Sul.
    Residência: Bairro do Capalanga, Viana, Rua 10 Casa s/n
    Telemóvel: 924 915666
    Endereço de correio electrónico: kambundus@yahoo.com.br


    II - Formação académica:

    o   1988-1993- Licenciado em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanistas da Universidade Central de las Villas, República de Cuba.
    o   2008- Pós-graduado em Direitos Humanos e Garantias Constitucionais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Castilla - La Mancha, Reino de Espanha.
    o   2009-Pós-graduado em Direito Constitucional e Sistemas Eleitorais pela Faculdade de Direito da Universidade de Castilla - La Mancha – Reino de Espanha.
    o   2010-Pós-graduado em Direito Penal Económico e de Empresa, pela Faculdade de Direito da Universidade de Castilla – La Mancha, Reino da Espanha
    o   2011-Pós-graduado em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de Castilla - La Mancha.
    o   2009 - Doutorando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito e de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Castilla La Mancha, Reino da Espanha


    III - Experiência profissional:

    o   1993 - Advogado e Jurisconsulto (céd. prof. nº 257 da OAA).
    o   1994-1996- Chefe de Gabinete Jurídico da Direcção Provincial de Habitação de Benguela.
    o   1995 - Professor de Direito Constitucional no Núcleo da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto em Benguela.
    o   2001-2007 - Chefe de Departamento de Auditoria Jurídica do Gabinete Jurídico do Ministério da Saúde.
    o   2006- Professor de Metodologia Jurídica na Faculdade de Direito da Universidade Jean Piaget.
    o   Membro do Conselho Nacional de Comunicação Social
    o   2008-2010 - Membro da Comissão Técnica de redacção da Constituição da República de Angola.
    o   2012- Membro da Comissão Nacional Eleitoral para um mandato de cinco anos.



    IV - Informações complementares:

    Línguas faladas fluentemente: Kimbundu, Português e Castelhano.






    2) António Cambundo






    Curriculum  vitae      de     António  Cambundo






    3) David Rodrigues da Rocha






    Curriculum  vitae      de     David   Rocha

    (Resumo)


    I - Dados pessoais:

    - Nome: David Rodrigues da Rocha
    - Local de nascimento: Luanda
    - Data de nascimento: 06.07.1960
    - Morada: Rua de Caconda, nº 2, zona 12, Kilamba Kiaxi
    - Estado civil: casado
    - Nacionalidsde angolana
    - B.I. nº 000028365LA028, emitido em 19.08.2004

    II - Habilitações:

    - Licenciatura em Direito em Luanda na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto no ano lectivo de 1999/2000
    - Inscrição na O.A.A. como Advogado em 30.03.2007 (céd. prof. nº 566)



    III - Actividade profissional:

    - Advocacia por conta própria
            Escritório: Rua Dr. Agostinho Neto, º 149, Bairro Azul, Luanda
            Email: davrocha@hotmail.com
    - Assessor Jurídico da Direcção Nacional de Esrangeiros e Fronteiras
    - Docente de plúrimas cadeiras em diversas faculdades de direito de universidades angolanas.






    4) Paulo Henriques






    Curriculum  vitae      de     Paulo  Henriques



    I – Dados Pessoais:

    -   Nome: Paulo Jorge Ferreira Henriques.
    -   Data de nascimento: 03 de Março de 1977.
    -   Estado civil: solteiro.
    -   Morada: Rua n.º 49, Edifício n.º 77, 1.º Andar, apartamento n.º 14, Bairro Nova Vida, Município do Kilamba Kiaxi, Luanda.
    -   Telefone: 912-300-946.
    -   E-mail: paulo.henriques@movicel.co.ao  paulohenriques0@hotmail.com



    II – Habilitações Académicas:

    -   Licenciatura em Direito pela Universidade Lusíada de Angola no ano lectivo de 2004/2005.
    -   Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e de Segurança Social ministrado na Universidade Agostinho Neto em colaboração com o Instituto de Cooperação Jurídica da Faculdade de Direito de Lisboa, no período de 3 de Junho de 2008 a 14 de Novembro de 2008 (avaliação final: 15 valores).
    -   Frequência parcial (2/3 do tempo de duração) do 2.º Curso de Pós-Graduação em Direito do Petróleo e do Gás, ministrado pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.

    III – Experiência Profissional:

    -   Fevereiro 2010 - Nomeado “Director do Gabinete Jurídico” da empresa MOVICEL, S.A. (funções exercidas até agora).
    -   Setembro 2009 – Ingresso na empresa MOVICEL, SA., como Técnico Superior Jurídico, no Gabinete Jurídico.
    -   Abril 2008 – Consultor Jurídico/Advogado das Sociedades Comerciais: GRUPO A.C.T, LDA., ORGANIZAÇÕES MOUCELI, LDA., e SAMAGREIS, LDA) com sedes sociais nas províncias de Luanda e Kuíto/Bié – Angola – Prestação de Serviços exercida até Junho de 2009.
    -   Abril 2008 – Consultor Jurídico/Advogado do GRUPO CHINGANGO – GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS, REPRESENTAÇÕES E PARTICIPAÇÕES, S.A., com sede na Rua Amílcar Cabral n.º 167, Ingombota, em Luanda – Prestação de Serviços exercida até Abril 2009.
    -   Setembro 2007 – Advogado Profissional, com a cédula profissional n.º 585, emitida pela OAA, com domicílio profissional no escritório FBSL-ADVOGADOS, hoje FBL – ADVOGADOS, sito na Rua dos Enganos n.º 1, 8.º andar (permanência até 31.03.08).
    -   Março 2006 - Professor Assistente, por um período de 4 meses (Março, Abril, Maio e Junho), nas disciplinas de “História das Ideias Políticas e Jurídicas” e “Direito Administrativo”, do 1.º e 2.º ano respectivamente, do Curso de Direito, ambas ministradas pelo Prof. Dr. Rui Gonçalves, na Universidade Lusíada de Angola, no ano lectivo 2006/2007.
    -   Agosto 2005 - Professor Assistente na disciplina de “Direito das Sucessões” do 4.º Ano do Curso de Direito, ministrado pelo Prof. Dr. Manuel Dias da Silva, na Universidade Lusíada de Angola no ano lectivo 2005/2006 (actividade desenvolvida até Julho do ano lectivo 2009, com a pessoal regência na Disciplina de Direito das Sucessões nos 3 anos subsequentes).
    -   Agosto 2005 – Início de estágio profissional no Escritório FBSL-ADVOGADOS, sito na Rua dos Enganos n.º 1, 8.º, titular da cédula de advogado estagiário n.º 466, emitida pela O.A.A (Ordem dos Advogados de Angola) e, como, patrono a Dr.ª Luzia B. A. Sebastião.
    -   Janeiro de 2004 - Considerado trabalhador efectivo da ESSO EXPLORATION ANGOLA (BLOCK 15) LIMITED com a função de “Operador de LCC, no Departamento de Logística / Aviação, onde permaneci até 31.08.2006, altura em que dei inicio ao estágio profissional.
    -   Junho de 2003 – Ingresso na empresa ESSO EXPLORATION ANGOLA (BLOCK 15) LIMITED, como “Contractor” pela empresa HULL BLYTH.
    -   Dezembro de 1998 – Função de “Responsável pela Programação de Voos e do Sector Jeppsen” até 25.03.2003, na mesma empresa, com a categoria de “OFICIAL DE OPERAÇÕES DE VÔO”.
    -   Dezembro de 1996 – Ingresso na empresa ALADA – SOCIEDADE DE TRANSPORTES AÉREOS LDA, com a função de “Operador de Computador”.



    IV – Experiência no exercício profissional em geral e da advocacia em especial:

    -   Análise jus-empresarial, no plano interpessoal e em trabalho em equipa.
    -   Assistência jurídica prestada em matérias relacionadas com o Direito Penal, do Trabalho, Família, Comercial (redacção de contratos comerciais – vg.: de agenciamento, fornecimento, franchising, consórcio, associação em participação, etc.).
    -   Intervenção judicial em plurimos (cerca de 50) processos de natureza cível, laboral, familiar e criminal, durante o decurso do estágio profissional, no período compreendido (entre 29.08.2005 e 12.09.2007).
    V – Domínio de Idiomas:

    -   Português: Língua materna.
    -   Inglês: Falado e escrito com domínio muito bom.


    VI – Informação Adicional:

    -   Curso de Formação em “Contratos de Informática, Regulamentação e Negócio das Telecomunicações (Mini-Mba) e, ainda, Reclamação Jurídica de Incobráveis”, ministrado pelo IIR Portugal, entre 6 e 14 de Outubro de 2011.
    -   Participação no “Encontro de Líderes sobre Gestão, Estratégia e Liderança”, ministrado pela empresa AMANA KEY, entre 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2011, em São Paulo – Brasil.
    -   Curso de Formação em “Finanças para não Financeiros” ministrado pelo IFE – International Faculty for Executives, em Luanda, Angola, em 4 e 5 de Novembro de 2010.
    -   Curso de Formação em “Técnicas de Apresentação” ministrado pelo IFE – International Faculty for Executives, em Luanda, Angola, em 1 e 3 de Novembro de 2010.
    -   Mini MBA em “Gestão do Gabinete Jurídico” ministrado pelo IFE – International Faculty for Executives, em Lisboa, Portugal, em 19, 20 e 21 de Outubro de 2010.
    -   Curso de Formação em “Gestão de Conflitos” para os países de expressão oficial portuguesa e espanhola em África, ministrado pelo INACOM (Instituto Angolano das Telecomunicações) e ITU (International Telecomunications Union), que decorreu em Luanda, durante os dias 06 e 08 de Setembro de 2010.
    -   Curso de “Contencioso nas Sociedades Comerciais” (2010), ministrado pelo Sr. Dr. António Borges Pires, organizado pela Ordem dos Advogado de Angola – OAA, em Luanda, entre 26 e 30 de Julho de 2010.
    -   Curso de Formação em “KPIS para o Departamento Jurídico” (2010), ministrado pelo IIR – Portugal, em Lisboa, Portugal, em 20 e 21 de Abril de 2010.
    -   Curso de Formação em “Due Diligence” (2010), ministrado pelo IFE – International Faculty for Executives, em Lisboa, Portugal, entre 25 e 28 de Janeiro de 2010.
    -   Curso de “Técnicas de Comunicações Aeronáuticas” (2005), ministrado pela empresa ENANA – EP.
    -   “Safety Leader´s Course” (Curso de Líder em Segurança) ministrado pela empresa ESSO ANGOLA (2003);
    -   “HUET – Helicopter Underwater Escape Training Course”, ministrado pela empresa ESSO ANGOLA (2004);
    -   Curso de “Ofícial de Operações de Voo” ministrado pela Direcção Nacional da Aviação Civil (1997 / 1998);
    -   Curso de “Introdução à Programação Basic e Harvard Graphic” (1992), “Windows”, em programas Word, Excel, Access e Power Point (1996), ministrados pela empresa Sinform - Sistemas Informático, Lda.






    5) Evanine Ramos






    Curriculum  vitae      de     Evanine  Ramos

    (Resumo)



    I – Dados Identificativos:

    -   Nome: Evanine Pimenta da Silva Ramos
    -   Filiação: Eduardo Oliveira da Silva  Ramos e Maria José Pimenta
    -   Naturalidade: Luanda
    -   Nacionalidade: angolana
    -   Data de nascimento: 18.11.1981
    -   Estado civil: solteira
    -   Domicílio: Rua Frederico Welwitsch, prédio nº 23, 1º andar, Luanda
    -   BI nº: 000591999LA033, emitido em Luanda em 11.01.2006
    -   Telefones: 222443328 - 923733375


    II – Habilitações:

    -   Curso de Informática nos módulos Windows, Word, Excel e PowerPoint.
    -   Línguas estrangeiras usadas: Inglês e Francês.
    -   Licenciatura em Direito na Universidade Católica de Angola (2007).


    III – Actividade profissional:

    -   Prática jurídica e conexas no campo da Propriedade Industrial (registos e patentes), no quadro da PRI- Propriedade Industrial Lda (15.01.2007 – 13.11.2009)
    -   Prática jurídica e conexas no ramo para-petrolífero [Schumberger] (2009-2012).
    -   Consultoria e assessoria jurídica no âmbito da advocacia (céd. prof. nº 699, emitida em 28.04.2009)



    6) Sérgio Godinho







    Curriculum  vitae      de     Sérgio   Godinho




    Nome: SÉRGIO GODINHO FRANCISCO DA SILVA
    Data de nascimento: 11/05/1983
    Estado civil:  casado
    Nacionalidade:  angolana.
    B.I. n.º  0163275\LA013 
    Residência:   Luanda Sul, Residencial Ginga Isabel, Rua dos Ipês, casa n.º 4.
    Profissão:  Advogado
    Escritório de Advogado:  Rua Comandante Che Guevara, n° 197, 2.° andar -Luanda
    Telefone: 925322204



    o   Advogado Associado do escritório “Teresa Marçal & Advogados Associados” [a Dra. Teresa Marçal foi Presidente do Conselho Provincial de Luanda da O.A.A.] (2007-2012).
    o   Docente e Regente da cadeira de Direito Administrativo no Pólo Universitário de Benguela da Universidade Jean Piaget (2011-2012)
    o   Consultor Jurídico do Grupo Eduardo Nkosi, Lda, Sanel, Lda. e Carta Restauração e Serviços, Lda  (2004-2012)
    o   Técnico do Gabinete Jurídico da Nova Cimangola, S.A., Sociedade Comercial de Capitais Mistos (2007-2010), com apoio técnico prestado aos Presidentes do Conselho de Administração: Manuel Correia Victor (actual Director Nacional para Materiais de Construção do Ministério do Urbanismo e Construção), Rui Ferreira (actual Juiz-Presidente do Tribunal Constitucional) e Sidica Dokolo (2010).




    2011. Mestrando em Direito Judiciário pela Universidade Gregório Semedo (Angola) e pela Universidade do Minho em Braga (Portugal).
    2006. Licenciatura em Direito pela Universidade Agostinho Neto
    2002. Curso Pré-Universitário em Ciências Sociais pelo Colégio Paciência Sacriberto




    2009. Curso de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria para Advogados, pelo Centro    de Estudos da O.A.A
    2009. Curso prático para Advogados, pelo Centro de Estudos da O.A.A.
    2009. Curso de Contencioso Laboral, pelo Centro de Estudos da  O.A.A
    2001. Curso de Informática na óptica do utilizador: Windows, Word, Excel, Access, PowerPoint.




    2010. Presidente do Clube Desportivo Taekwon-do da Induve.
             Ex-atleta federado e mestre na modalidade de Taekwon-do.
    2006. Modelo pela agência de moda Pangos.




    Domínio fluente da Língua Portuguesa, escrita e falada;
    Domínio básico da Língua Francesa, escrita e falada.












    Curriculum  vitae      de     Rui  Guerreiro   Passos



    Nome:                            PASSOS, Rui Alberto GUERREIRO
    Morada:                          Rua Rainha Ginga, nº 12, Ingombota, Luanda, Angola
    Telefone:                        +244 925 908 160
    Correio electrónico:          guerreiro.passos@gmail.com
    Nacionalidade:                 angolana
    Data de nascimento:        20 Outubro 1980



    -   Período: 2011 - 2012
    o   Empresa:
    Ridge Solutions – Gestão e Participações Lda. – Rua Kwame Nkrumah, Ed. s/ nº Luanda -  Angola
    o   Cargo:
    Subdirector Jurídico e de Compliance
    o   Principal actividade:
    Elaboração de pareceres e contratos em matéria de direito do trabalho, direito societário, direito das obrigações, direitos reais, direito comercial, investimento privado, análise de direito bancário de produtos bancários islâmicos, elaboração de planos de negócios para operações de investimento privado em diferentes ordenamentos jurídicos, participação na estruturação de novos negócios para o grupo, negociação de contratos diversos, patrocínio de acções judiciais em matéria civil, colaboração na gestão do departamento.

    -   Período: 2007 - 2010
    o   Patrona de estágio:
    Drª Maria Manuela Morais Cunha - Advogada – Rua Samuel Bernardo 24 – A, Luanda – Angola
    o   Função:
    Advogado Estagiário e Assistente da Patrona do Escritório e posteriormente Advogado Associado Júnior
    o   Principal actividade:
    Elaboração de pareceres e contratos em matéria de direito do trabalho, direito das obrigações, direito comercial, investimento privado, direito bancário / financeiro, direitos reais, direito fiscal / aduaneiro, coadjuvação na preparação de acções de formação em matéria laboral e bancária (solicitado por clientes), patrocínio de acções em direito da família, direito do trabalho, direito penal e acções cíveis diversas, coadjuvação na gestão administrativa do escritório.
    -   Período: 2006
    o   Empresa:
    BANCO BAI EUROPA, S.A.– Avenida António Augusto de Aguiar, nº 130, Lisboa – Portugal
    o   Função:
    Gestor de clientes
    o   Principal actividade:
    Gestão de carteira de clientes (empresas), prospecção de mercados e captação de clientes, elaboração de propostas de financiamento, operações bancárias.

    -   Período: 2004 - 2005
    o   Empresa:
    Remax Alfragide – Av. da Quinta Grande, 89, C e D
    o   Função:
    Angariador Imobiliário
    o   Principal actividade:
    Prospecção de mercado imobiliário, angariação, venda e arrendamento de imóveis, apoio na obtenção de financiamento para clientes.
    -   Período: 2003
    o   Empresa:
    BlockBuster Portugal - Lisboa
    o   Função:
    Subgerente de loja
    o   Principal actividade:
    Coadjuvação na gestão da loja, distribuição de tarefas e organização dos trabalhos diários, operações de caixa.



    III - Formação Académica e Profissional:

    -   Período: 2008
    o   Entidade:
    Ordem dos Advogados de Angola
    o   Principais disciplinas:
    Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade para Advogados
    o   Qualificação obtida:         
    Formação Executiva (não atributiva de grau académico)
    -   Período: 2000 - 2006
    o   Entidade:
    Universidade Autónoma de Lisboa (“UAL”)
    o   Principais disciplinas:
    Direito na vertente de Ciências jurídico-civilísticas
    o   Qualificação atribuída:
    Licenciatura em Direito
    -   Período: 2006 - 2007
    o   Entidade:
    Instituto Superior de Gestão Bancária (“ISGB”)
    o   Principais disciplinas:                
    Diagnóstico Económico-Financeiro de Empresas (em parceria com o Banco BAI Europa S.A.)
    o   Qualificação obtida:
             Formação Executiva (não conducente à obtenção de grau académico)

    -   Período: 2006
    o   Entidade:
    Universidade Autónoma de Lisboa (“UAL”) em parceria com VSO & Associados
    o   Principais disciplinas:
    Curso prático de Processo Penal
    o   Qualificação obtida:
    Formação Técnica (não conducente à obtenção de grau académico)
    -   Período: 2002
    o   Entidade:
    Universidade Autónoma de Lisboa (“UAL”) em parceria com o Instituto de Medicina Legal de Coimbra (“IMLC”)
    o   Principais disciplinas:
    Curso de Medicina Legal
    o   Qualificação atribuída:
    Disciplina extra-curricular
    -   Período: 1997 – 2000
    o   Entidade:
    Colégio Internato dos Carvalhos
    o   Principais disciplinas:
    Estudos Secundários em Administração Pública
    o   Qualificação atribuída:
    Científico-tecnológico


    IV - Aptidão Linguística:

    Primeira língua:               Português
    Outra Língua:                  Inglês
    Compreensão escrita, expressão escrita e expressão oral boa.



    V – Aptidões extra:

    Aptidão informática: Microsoft Office, Windows e diversas aplicações informáticas.
    Aptidão artística e lúdica: Escrita, fotografia e vela.













    Curriculum  vitae      de     Sebastião  Vinte  e  Cinco















    Curriculum  vitae      de     Marisa   Heitor  da  Costa

    (Resumo)



    I – Dados Identificativos:

    -   Nome: Marisa Mendes Heitor da Costa
    -   Filiação: Fernando Domingos Heitor da Costa e Madalena Mendes Heitor
    -   Naturalidade: Luanda (Ingombota)
    -   Nacionalidade: angolana
    -   Data de nascimento: 07.06.1980
    -   Estado civil: solteira
    -   Domicílio: Rua Amílcar Cabral, nº 93, 4º dtº., Maianga, Luanda
    -   BI nº: 000152795LA033, emitido em Luanda em 01.07.2010



    II – Habilitações:

    -   Licenciatura em Direito em Luanda (2009)



    III – Actividade profissional:

    -   Estágio de advocacia em Luanda (2009-2011)
    -   Advocacia/consultoria desde a inscrição na O.A.A. (céd. prof. nº 927, emitida em Luanda em 21.09.2011)